Onyx Lorenzoni


Ministro da Cidadania

Gaúcho de Porto Alegre, Onyx Lorenzoni é médico veterinário, foi duas vezes deputado estadual no Rio Grande do Sul e está no quinto mandato como deputado federal. Entre as suas prioridades estão temas como a redução de impostos, direito à legítima defesa, segurança pública, defesa da propriedade privada, agricultura, educação e combate à corrupção.

Onyx foi reeleito deputado federal em 2018 com a maior votação de sua trajetória política (183.518 votos). Aliado de primeira hora do projeto de Jair Bolsonaro, foi coordenador do Plano de Governo e, após a vitória de Bolsonaro, foi     designado    para     coordenar     a 

transição governamental, como ministro extraordinário. Também foi ministro-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro até fevereiro de 2020. 

Reconhecido como parlamentar combativo, Onyx fez parte de momentos históricos do país, como a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que revelou o esquema do Mensalão, e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Também teve atuação destacada na relatoria do projeto das Medidas Contra a Corrupção e Enriquecimento Ilícito, baseado nas 10 Medidas do Ministério Público Federal (MPF).